terça-feira, 8 de março de 2016

Bom dia e Sempre Alerta!
Como falei na postagem anterior fixada,o Movimento Escoteiro Francano de no período de 1982 até hoje,surgiu do Clube de Montanhismo da Alta Mogiana,no interior de São Paulo e na nossa região fomos o único clube amador,os grandes clubes e com maiores estruturas,estão nas grandes capitais, Rio de Janeiro;São Paulo e Curitiba,todas referencias no esporte.
Como amadores nossos recursos e equipamentos eram precários e quando alguém ia para Europa nossa chance de trazer alguma novidade era sempre bem vinda.Nossos treinamentos de rappel eram feitos no vão do viaduto da Avenida Presidente Vargas,quando a Av. da Integração ainda estava em construção,sempre chamando a atenção de populares e muitas vezes da policia que mandava acabar com aquele tunulto,rsrsrsrs Bem a Montanha da Placa na Usina Mascarenhas de Moraes em Peixoto Município de Ibiraci Minas Gerais,represa do Complexo de Furnas é o berço da nossa historia.
Entre tantas investidas para conquistar o cume por uma via no centro da montanha pelo escalador amador Ivan Santiago e Haroldo Alves da Silva,em uma tarde do mês de Julho em pleno inverno, Jose Renato Matos; José Otávio de Oliveira ( Guias ); Haroldo Alves da Silva ( 1º Segurança ) Valdson Vercellotti e Raplh Luis Finotti ( Apoio ) conquistamos o seu cume que recebeu o nome Ivan Santiago ( falecido a poucos meses antes da conquista ). O clube teve grandes participações em outras atividades com essa equipe, a conquista da Montanha de Claraval, pedra em arenito de grande dificuldade pois as mesmas se quebram com grande facilidade, fato constatado pelo conhecido montanhista brasileiro que este em nossa região o Sr. Galba Ataíde.especialista nesse tipo de rocha,não conseguindo sucesso, após seis meses de constantes investidas do Clube atingimos seu topo,hoje o local é utilizado para a atividade chamada Claraval Thropy ,aventura Senior, O clube esteve presente com grandes participações no Paraná na atividade do Clube de Montanhismo do Paraná ,na atividade chamada Conquista do Conjunto Marumbi,onde equipes de Montanhistas de todos o Brasil tinham o objetivo de conquistar através de uma trilha demarcada as 08 montanhas do Conjunto em escaladas e caminhadas de vários níveis. A conquista no morro do Cemitério Indígena na cidade de Itirapuã,local sempre visitado como premio para os monitores de destaques nas patrulhas.
A ultima atividade foi a ida dos senhores Jose Renato Matos e Haroldo Alves da Silva a cidade de Cochabamba na Bolívia em uma atividade internacional. Entre as atividades escoteiras que ocupava o tempo livre o Clube investiu mais na formação de amantes pelo esporte dentro do Movimento e principalmente no ramo Sênior, através de treinamento e atividades de campo,tornando o Grupo referencia em atividades seniores no estado de São Paulo.
Quem visita a Montanha da Placa ou sobe por uma de suas vias, pode acreditar,que é um local mistico no coração de todos os escoteiros.
SAPS